TEC4SEA Norte dá apoio à ciência e à indústria

0
512

O INESC TEC já inaugurou  a infraestrutura TEC4SEA Norte, localizada no Porto de Leixões, e constituída pelo Ponto de Apoio Marítimo, que integra um laboratório e uma oficina, e pelo navio de investigação “Mar Profundo” e respetivo ponto de amarração em Leça da Palmeira. 

A inauguração da infraestrutura contou com a presença de Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e de José Maria Costa, secretário de Estado do Mar. 

A TEC4SEA,foi criada para a investigação, desenvolvimento, teste e validação de tecnologias marítimas, sobretudo na área robótica marinha. No evento, foram apresentados  equipamentos e sistemas robóticos subaquáticos desenvolvidos no âmbito desta iniciativa, como a plataforma robótica submarina de águas profundas TURTLE e o robot EVA, um veículo submarino autónomo.

A TEC4SEA, fundada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e pelo Centro de Investigação Tecnológica do Algarve (CINTAL), foi criada para a investigação, desenvolvimento, teste e validação de tecnologias marítimas, sobretudo na área robótica marinha. 

Paulo Mónica, investigador do INESC TEC, realça que a TEC4SEA, que integra o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico, “tem também como missão apoiar a comunidade científica e o ecossistema industrial, nacional e europeu no que respeita ao desenvolvimento de tecnologia para monitorização e operação em ambiente marítimo”.