
LEIA TUDO NESTA EDIÇÃO DO "ALTO MINHO"
“Futuros melhores jogadores do mundo vão estar nas Marinhas”
O Futebol Clube de Marinhas promove, dias 14 e 15 de junho, o 38.º Torneio Internacional de Futebol Infantil – Fernando Pilar Cunha. Além do clube anfitrião, vão participar também neste evento, que na década de 90 “coroou” Cristiano Ronaldo, o Sporting, o Benfica, o FC Porto, o SC Braga, o Celta de Vigo, de Espanha, a Roma, de Itália, e o De Graafschap, dos Países Baixos.
Afonso Silva, capitão da equipa de sub-13 do Marinhas, vai participar no torneio pela segunda vez. “Acho que o foco não é ganhar, é mesmo a experiência. Falo por mim. No ano passado, gostei muito. Foi incrível. Jogar contra craques, contra jogadores que dá para ver que podem ter um grande futuro… É algo que fica para o resto das nossas vidas”, afirmou Portela, como é conhecido, depois de divulgada a lista de equipas que vão estar presentes nesta edição.
Filipe Barbosa, presidente da direção do Marinhas, aconselhou os jovens a aproveitarem ao máximo este momento, “porque lhes vai ficar na memória”. “Eu participei em vários torneios internacionais, não este, mas outros, e o que se leva é a memória de ter jogado contra equipas de relevo”, explicou, recordando que ele próprio chegou a jogar no mítico estádio San Siro, em Milão, na Itália.
O dirigente aproveitou ainda a presença do presidente da Câmara de Esposende, na apresentação do torneio, para lembrar que o Marinhas conta atualmente com mais de 370 jogadores, o que faz desta “a equipa do concelho com mais atletas”, e que o clube está a ponderar não aceitar mais inscrições, dado que não dispõe de infraestruturas suficientes.
“Temos um campo de apoio, em Fragoso, mas que não é para sempre. Termos aqui um segundo campo iria ajudar-nos a evoluir muito mais. Fica o pedido ao município”, apelou.
Aurélio Neiva, presidente da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, lembrou que, na altura da criação do torneio, “o objetivo era fomentar o futebol juvenil nas Marinhas” e que “cativasse os miúdos para a prática do desporto”, pelo que ouvir que se pondera não aceitar mais inscrições prova a forte evolução que decorreu ao longo das últimas décadas.
O autarca deixou ainda um conselho aos jovens atletas. “Vão estar em campo, se calhar, com os futuros melhores jogadores do mundo, por isso aproveitem o momento e dêem o vosso melhor. Marinhas sente-se honrada em acolher mais um Torneio Internacional de futebol”, declarou.
Guilherme Emílio, presidente da Câmara Municipal de Esposende, admitiu ser “uma honra” estar junto destes jovens e que ele próprio gostaria de jogar neste Torneio Internacional, que é “um marco na história do concelho de Esposende e da freguesia de Marinhas”, reconhecido “não só a nível regional e nacional”, como também além-fronteiras.
De seguida, garantiu que “a Câmara quer continuar a apostar na prática desportiva no concelho”, e “apostar de forma muito clara na formação”, e que está previsto um apoio na substituição da iluminação das instalações do Marinhas.
Quanto à construção de um novo campo, tão desejado pelo clube, Guilherme Emílio foi cauteloso. “Vamos estar sempre atentos às vossas preocupações, e com responsabilidade, sem demagogia, sem populismo, e sem aproveitamento de períodos eleitorais, vamos perceber como é que poderemos conseguir ajudar a cumprir aquelas que são as necessidades do clube. O nosso compromisso é continuar a trabalhar muito e com muita determinação”, assegurou, concluindo com “uma palavra de reconhecimento ao Marinhas”.