
“Espectáculo dos Quinta do Bill com as filarmónicas de Ponte de Lima será marcante para todos”
As quatro bandas filarmónicas do concelho de Ponte de Lima juntam-se este sábado ao grupo de rock Quinta do Bill numa actuação “única” promovida pelo Município de Ponte de Lima no âmbito das comemorações dos 900 anos do foral de Ponte de Lima. No palco na Expolima estarão cerca de 200 músicos das bandas de música de Ponte de Lima, Gandra, Estorãos e Moreira do Lima e o espectáculo, com início marcado para as 22,30 horas, será precedido da apresentação de um livro sobre as bandas filarmónicas da autoria de Amândio Sousa Vieira.
“É uma oportunidade única para as bandas de música do concelho trabalharem com um grupo de referência e peças que normalmente não trabalham”, salientou Paulo Sousa, vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, garantindo que o espectáculo, que está a ser preparado por todos desde o início do ano, irá “marcar todos os presentes”. “É uma experiência cultural única para os músicos e para todos os limianos que podem assistir a este magnífico concerto com mais de 200 músicos na Expolima. Há uma grande expectativa e será um dos momentos mais marcantes das comemorações dos 900 anos do foral de Ponte de Lima”, realçou, destacando as condições do espaço para assistir ao concerto. “A bancada natural que já existe permite que as pessoas possam estar sentadas e desfrutar deste grande evento”, comentou, explicando que o livro que será apresentado antes do espectáculo fala de todas a bandas do concelho, incluindo as que já desapareceram. “Há uma grande cultura de música filarmónica no concelho o que faz com que Ponte de Lima seja uma referência a nível nacional”, realçou o vereador, garantindo que as quatro bandas do concelho aceitaram participar neste desafio “com muito entusiasmo”. “As bandas têm um papel muito importante na formação dos jovens músicos, mas também na sua profissionalização. ganham experiência e traquejo e muitos seguem o percurso da música com formação superior”, declarou Paulo Sousa, destacando a apoio do Município de Ponte de Lima ao ensino articulado da música, bem como a outras indústrias culturais. “Para que todos possam ter mais acesso”, realçou.
Se os elementos das quatro bandas do concelho estão entusiasmados com este espectáculo, o sentimento de Carlos Moisés, vocalista e compositor da banda Quinta do Bill, também é o mesmo, garantindo que os espectadores vão ficar muito “surpreendidos” com o concerto. “Escolhemos um leque de canções transversal à nossa discografia e que resulta bem com a orquestração porque vamos juntar muitos timbres e instrumentos. As pessoas vão reconhecer as músicas da Quinta do Bill, mas, com os instrumentos e os arranjos das bandas, elas vão adquirir uma nova dimensão. O público vai ver que resulta muito bem a fusão entre o folk rock e as filarmónicas”, enquadrou, recordando alguns temas que fazem parte da História da música portuguesa, como “Filhos da Nação”, “Voa” e “Se te amo”. “Estas bandas já estão a trabalhar os temas há algum tempo e agradeço muito a sua dedicação ao montar este repertório. É muito bom ver estas quatro bandas unidas em prol da música e da cultura”, elogiou, desejando que a “casa esteja cheia” durante o concerto de 19 de julho. “Nós e as quatro formações musicais merecemos, realmente, que as pessoas de Ponte de Lima venham fazer a festa connosco. É um grande orgulho participar num concerto relacionado com os 900 anos de Ponte de Lima”, declarou Carlos Moisés.