SC Braga de “mão cheia” para a nova temporada

0
33

O Sporting de Braga apresentou 30 jogadores para a nova temporada futebolística 2025/26, de entre eles cinco são reforços, antes do jogo com o Celta de Vigo, de apresentação aos seus sócios e adeptos.

O guarda-redes Bellaarouch, o defesa-esquerdo Lelo, o defesa-central Lagerbielke e os médios Mario Dorgeles e Gabriel Moscardo (hoje oficializsão as contratações do Sporting de Braga até ao momento.

Antes do jogo com os galegos do Celta de Vigo foram então chamados 30 jogadores ao centro do relvado: os guarda-redes Lukas Hornicek, Tiago Sá, Bellaarouch e João Carvalho, os defesas Victor Gómez, Yanis da Rocha, Nuno Matos, Robson Bambu, Paulo Oliveira, Arrey-Mbi, Lagerbielke, Niakaté, Lelo e Chissumba, os médios Vítor Carvalho, Gorby, Mario Dorgeles, João Moutinho, Diego, Zalazar, Gabriel Moscardo e Gharbi e os avançados Sandro Vidigal, João Marques, Roger, Ricardo Horta, Fran Navarro, Gabri Martínez, Patrão e El Ouazzani.

O jogo com o Celta de Vigo é o último de preparação antes da primeira partida oficial da época, na próxima quinta-feira, na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa, diante dos búlgaros do Levski Sofia (fora).

 

 Sporting de Braga venceu o Celta de Vigo por 3-1, num jogo particular, que teve como ‘brinde’ um grande golo de Diego perto do fim. Foi um triunfo justo dos bracarenses, num bom ensaio para o primeiro jogo oficial do Sporting de Braga, na próxima quinta-feira, na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa, diante do Levski Sofia, na capital búlgara.

Num jogo entre o quarto classificado da I Liga portuguesa e o sétimo da espanhola na época passada, o Sporting de Braga fez valer a superioridade na primeira parte, tendo depois caído de produção na segunda, fruto também das muitas alterações feitas pelo novo treinador, Carlos Vicens.

O técnico espanhol escolheu um 3x5x2 para o ‘onze’ inicial e, apesar das dificuldades iniciais causadas pela pressão do Celta de Vigo, o Sporting de Braga chegou ao golo, aos 22 minutos.

Um lançamento longo de Zalazar desalinhou o último reduto dos galegos, Fran Navarro amorteceu de cabeça e Gorby ‘disparou’ cruzado à malha lateral mais distante (22).

Logo a seguir, Ricardo Horta obrigou Radu a defesa atenta, após desatenção do Celta de Vigo, que caiu muito de produção após uma boa entrada (24).

Aos 36 minutos, Starfelt derrubou Zalazar na área e o médio uruguaio fez o segundo dos minhotos, na conversão da respetiva grande penalidade.

Em cima do intervalo, uma rápida jogada de Zalazar pela direita serviu Ricardo Horta na área, mas o remate forte do ‘capitão’ bracarense foi à barra (43).

Os treinadores fizeram muitas substituições para a segunda parte – oito o do Sporting de Braga, toda a equipa o do Celta de Vigo -, com Carlos Vicens a mudar para um 4x4x2.

Este esquema tático mostrou-se menos ‘oleado’ e, logo aos 52 minutos, Jones aproveitou um ‘buraco’ entre Lelo e Sandro Vidigal para reduzir.

O jogo, que culminava o ‘Braga Day’, evento com várias atividades para os adeptos ‘arsenalistas’, caiu de ritmo, mas quem ficou até ao fim teve uma ‘prenda’: Diego, médio de 20 anos, recolheu a bola a meio do meio-campo espanhol e desferiu uma ‘bomba’ espetacular, cheio de potência e colocação, que sentenciou o resultado final.

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga – Celta de Vigo, 3-1.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Gorby, 22 minutos.

2-0, Zalazar, 36 (grande penalidade).

2-1, Jones, 52.

3-1, Diego, 87.

Equipas:

– Sporting de Braga: Hornicek, Lagerbielke, Paulo Oliveira, Arrey-Mbi, Dorgeles, Vítor Carvalho, João Moutinho, Gorby, Zalazar, Ricardo Horta e Fran Navarro.

(Jogaram ainda: Bellaarouch, Yanis da Rocha, Nuno Matos, Lelo, Diego Rodrigues, Gharbi, Sandro Vidigal, El Ouazzani, Chissumba, Niakaté, Roger e Tiago Sá).

Treinador: Carlos Vicens.

– Celta de Vigo: Radu, Manu Fernandez, Starfelt, Marcos Alonso, Óscar Mingueza, Damian, Moriba, Hugo González, Mihailo, Hugo Álvarez e Pablo Durán.

(Jogaram ainda: Ivan Vilar [GR] Carlos Domínguez, Williot, Carreira, Ferran, Fran Beltran, Sotelo, Román, Javi Rodríguez, Yoel Lago, Jones e Tincho).

Treinador: Claudio Giráldez.

Árbitro: Carlos Macedo (Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Damian (06), Moriba (26), Paulo Oliveira (44), Óscar Mingueza (45+1), Yanis da Rocha (59), El Ouazzani (61) e Carlos Dominguez (85).

Assistência: 14.840 espetadores.