Centro de Mar atingiu recorde de visitas em julho

0
207

O Centro de Mar de Viana do Castelo encerrou o mês de julho com o maior número de visitantes desde que abriu portas em novembro de 2014. Foram mais de cinco mil visitantes que viram as exposições patentes e participaram em diversas iniciativas sobre a temática marítima. Com várias iniciativas desenvolvidas, uma nova aposta no serviço educativo, a abertura de 3 novas exposições e a colaboração com diversas entidades, o Centro de Mar consolidou a sua posição enquanto agente ativo na promoção e divulgação marítima de Viana do Castelo. Este espaço, localizado na ré do navio Gil Eannes, inaugurou duas novas exposições – “O humor no trabalho” e “À descoberta do bacalhau” e, no dia 12 de agosto deste ano, irá inaugurar mais uma resultante dos trabalhos realizados no âmbito do 1º concurso de fotografia intitulado “Viana e o Mar 2017”, desafio lançado pelo Centro de Mar aos fotógrafos profissionais e amadores. No total serão sete exposições que vão estar disponíveis gratuitamente para o público.

O serviço educativo também tem sido uma forte aposta do Centro de Mar para este ano. Com a realização de 62 vistas guiadas e diversas atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2017, deu a conhecer aos alunos dos agrupamentos de escolas do município as tradições e a cultura marítima de Viana do Castelo. Na Páscoa e no Verão foram também dinamizados 23 ATL´s a bordo do Centro de Mar que contaram com a participação de 511 crianças. IMG_4713

Este centro de interpretação, que procura centrar um dos seus componentes do programa de atividades na consolidação de uma Rede de Cultura e Vivência Marítimas integra áreas para serviços técnicos e administrativos, um Centro Interpretativo Ambiental, que inclui um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e um Centro de Documentação Do Mar – que permite uma relação entre os espaços destinados às novas funções e os espaços já visitáveis, integrados no circuito musealizado do navio, da sua acessibilidade e da articulação entre circuitos de visitantes e utentes (abertos ao público) e circuitos internos (restritos a pessoal) e, finalmente, das condições de segurança.