Artistas de Viana fazem ode à Agonia com “Des_romaria”

0
239

Chama-se “Des_romaria” e é um projeto pensado como uma ode à Romaria da Senhora d’Agonia que começa esta quarta-feira em formato digital. O projeto foi pensando por um coletivo de vianenses e une vários artistas que nasceram e/ou habitam em Viana do Castelo para que, ao longo de um ano, invoquem a forma como cada um vê ou sente a romaria, “como uma ode à Romaria das Romarias”, explicam os mentores do projeto.

A iniciativa conta com artistas da área da dança, da ilustração, da música, da pintura, entre outras e poderá ser acompanhada em www.desromaria.com ou nas redes sociais Facebook e Instagram. De acordo com o site “Des_romaria”, Carolina Sendim, Inês Fernandes, Helena Soares, Joana Caçador, Bruno Costa, Jonh Lee, Paulo Carvalho, Ricardo Sá, Sara Costa, Ricardo Ferreira e Renata Guisantes são alguns dos artistas que já aderiram a este projeto que é apoiado pela Câmara de Viana do Castelo.

“É uma viagem alternativa que já se iniciou nas redes sociais com a divulgação de cartazes de autor, bem como a apresentação de alguns dos artistas que contribuem para a construção deste momento artístico de alusão à nossa etnografia”, acrescentaram, dando nota que, no dia 20, será lançada uma fanzine (publicação feita pelo Coletivo com os trabalhos destes artistas entusiastas das festas) em formato digital, que surgirá também em formato impresso.

“É uma forma de mostrar a todos que ninguém esquece as nossas festas, bem como o sentimento que temos pelo que é nosso, num movimento que é simultaneamente cívico e estético”, frisaram.