Alto Minho volta a estar no top 100 dos destinos sustentáveis a nível mundial (COM VIDEO)

0
199

O Alto Minho integra, pela terceira vez, a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo no âmbito da iniciativa “Top 100 Sustainable Destinations 2020”. O anúncio oficial foi feito esta semana na Conferência Global Green Destinations Days, a decorrer este ano online devido ao contexto pandémico.

“Este selo de qualidade resulta do trabalho da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao longo dos anos no âmbito do desenvolvimento sustentável da região, tendo o mesmo sido reconhecido pela terceira vez pela Green Destinations, rede institucional que lidera uma parceria de organizações internacionais especializadas em turismo sustentável e avalia os destinos concorrentes a nível mundial”, frisou a CIM Alto Minho, em comunicado.

A competição tem como principal objetivo destacar histórias de sucesso e trocar boas práticas para tornar os destinos turísticos mais sustentáveis, gerando benefícios para as comunidades locais e para os viajantes, bem como serem uma fonte de inspiração para outros destinos e agentes turísticos. O tema escolhido para a edição deste ano foi “Vamos reconstruir juntos de uma forma mais sustentável” devido à situação pandémica que o mundo vive atualmente.

As nomeações foram avaliadas pela equipa do Sustainable Top 100, composta por especialistas de vários países e pelos parceiros da Green Destinations, sob a coordenação da Green Destinations Foundation, sendo de salientar os contributos da Green Destinations, QualityCoast, TravelMole, Vision on Sustainable Tourism, Travelife, ITB Berlin, Asian Ecotourism Network, Ecotourism Australia e GLP Films.

Este ano a seleção foi mais do que nunca determinada pela qualidade, eficiência e transferibilidade das boas práticas submetidas pelos destinos. Portugal conseguiu a nomeação de dez destinos (que é o número máximo de destinos por país) para este título. Assim, além do Alto Minho, figuram também na lista de nomeados o arquipélago dos Açores; Águeda; Arouca; Cascais; Dark Sky Alqueva; Lagos; a região do Oeste; as Serras do Socorro e Archeira; Sintra e Torres Vedras. A lista Top 100 2020 estará disponível no website da Green Destinations. De referir que os participantes no Top 100 serão convidados a fazer parte do Good Travel Guide, onde poderão contar as suas histórias aos viajantes interessados.

Saliente-se que o Alto Minho, conhecido por ser uma região certificada pela sua excelência natural, foi reconhecida, em julho de 2019, como Green Destinations/QualityCoast Platinum por cumprir a maior parte dos critérios, e em março deste ano considerado o segundo melhor destino sustentável na categoria “Melhor da Europa”. De referir, ainda, que cerca de 30 por cento do seu território está incluído na Rede Natura 2000, sendo também a primeira NUTS III de Portugal Continental a possuir o galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), concedida pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (Federação EUROPARC).

 

Vídeo promocional do Alto Minho no top 100 dos destinos sustentáveis a nível mundial: