Turismo do Norte quer ser uma referência mundial

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O Turismo do Porto e Norte de Portugal tem em marcha um ambicioso projeto de fazer do destino uma das principais referências na área do turismo enogastronómico à escala mundial.

Nas vésperas do Dia Mundial do Enoturismo, que se assinala este domingo, 8 de novembro, o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, revela que “este produto estratégico está a ser estruturado em conjunto com o IVDP e com as três Comissões Vitivinícolas da Região. No início de 2021 as cinco instituições, que agora se unem, apresentaram ao país e ao mundo este ambicioso projeto, que se encontra em fase final de produção. Acreditamos que este trabalho em conjunto será um passo decisivo para posicionar o destino num estado de maturidade que permita concorrer com congéneres europeus e mundiais que há muito exploram o enoturismo com sucesso, mas não possuem as infraestruturas, património cultural e histórico que todo o Norte de Portugal possui, assim como as suas gentes, marca bem distintiva de outras regiões”.

O “cluster” dos vinhos, que potencialmente conta com mais de 400 espaços de visita na região, é um dos principais atributos da oferta turística do destino, tendo-se verificado, nos últimos anos, um incremento do número de quintas produtoras de vinho que se dedicam também à hotelaria e à restauração, proporcionando experiências exclusivas à volta deste fascinante mundo. “É um produto com enorme capacidade de atração, que facilmente conquista novos públicos, cria uma relação emocional e, bem explorado e dinamizado, alavanca outros produtos turísticos como a gastronomia, o turismo cultural, o turismo de natureza, o turismo náutico, de saúde e bem-estar, entre outros”, considera Luís Pedro Martins.

Exemplo disto são os Fins-de-Semana Gastronómicos, que terão em 2021 uma atualização do seu conceito no sentido de potenciar, ainda mais, a relação com os vinhos. “Lembro que este projeto envolve a participação de mais de 80 municípios e de 1.500 empresas da restauração, alojamento turístico e experiências de enoturismo”, realça o Presidente do Turismo do Porto e Norte.

“Estou convicto de que a oferta de novos conteúdos, a par de infraestruturas de qualidade, permitirá fixar o turista em estadas mais prolongadas, e em períodos tradicionalmente de época baixa, condições estas que contribuem pra o aumento dos proveitos e da receita que advém da atividade turística”, considera o presidente. Na região são já muitas as experiências de topo que arrecadam prémios internacionais de grande notoriedade. Muito recentemente, sete experiências de enoturismo da região arrecadaram os prémios nacionais do concurso «Best of Wine Tourism», promovido pela Great Wine Capitals Network (Rede Mundial de Capitais de Grandes Vinhedos), o que atesta a capacidade da região na satisfação de um cliente tão exigente como é o wine lover. Neste período difícil, importa realçar estas conquistas que nos motivam a todos para prosseguimos o nosso trabalho com vista ao pós pandemia. Assim, na categoria de Alojamento venceu o Monverde Wine Experience Hotel; Arquitetura e Paisagem a Quinta do Crasto; Arte e Cultura a Casa de Mateus; Experiências inovadoras em Enoturismo a Quinta da Pacheca; Restaurantes Vínicos a Casa dos Ecos by Pedro Lemos e o Restaurante Barão de Fladgate, e Serviços de Enoturismo a Quinta do Vallado. A todos estes empresários e colaboradores os nossos parabéns, continuemos resilientes e com esperança que o próximo ano nos traga uma nova era.