Vaquinha minhota Rosália inspira livro infantil sobre lendas e tradições de Ponte de Lima

0
255

Ponte de Lima ganhou uma nova princesa. Chama-se Rosália e é a personagem principal de um livro inspirado numa peça de artesanato criada por Nélia Saraiva, a autora da obra que foi lançada recentemente, numa sessão online, na Junta de Freguesia de Ponte de Lima.

O livro “Rosália, a princesa do Lima” é uma reedição do que já tinha sido apresentado em 2017. “Depois da peça de artesanato de uma vaquinha minhota que Nélia Saraiva criou e registou e que teve como inspiração vários aspetos relacionados com a nossa vila e direcionado para o lado infantil, mas que ao mesmo tempo englobasse aspetos ligados a Ponte de Lima, foi esta vaquinha que deu origem ao livro infantil”, explicou Isabel Sá que apresentou o livro com Óscar Oliveira (OneNightAt).

“Rosália, a princesa do Lima” tem a chancela da editora Flamingo e conta com a colaboração de Marta Carvalho na ilustração da obra que também se inspirou na lenda do rio Lethes.

“Embora esta história recaia sobre o rio Lima e na vila de Ponte de Lima, é também um veículo importante na transmissão de conhecimentos a miúdos e graúdos das gentes do Minho em geral”, sustentou a autora.

Nélia Saraiva tem 40 anos, é natural do Porto, mas desde que se mudou para Ponte de Lima apaixonou-se pela vila e as suas tradições. Aos 4 anos foi atropelada, deixando mazelas para a vida, mas isso não a impediu de seguir em frente. Desde cedo mostrou um sentido artístico especial, que, no entanto, não desenvolveu. Só mais tarde, ao receber como prenda uma tela do namorado, voltou o bichinho e resolveu desenvolver esse gosto, aprendendo novas técnicas, já que os seus conhecimentos eram auto-didácticos. Tendo isso em vista, em 2007, resolveu inscrever-se em aulas de pintura para adquirir novos conhecimentos e assim poder aplicá-los nos seus trabalhos. A partir daí nunca mais parou. Esta ideia de escrever este conto infantil veio através de uma peça de artesanato que ela própria criou e registou.

 

 

Veja o vídeo promocional do livro: