Centenário do nascimento de Bernardo Santareno comemorado no navio Gil Eannes

0
217

O navio Gil Eannes acolhe, hoje, as comemorações do centenário do nascimento de Martinho do Rosário, médico que escreveu sob o pseudónimo de Bernardo Santareno. A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Fundação Gil Eannes e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, promove, assim, a leitura encenada de “O Lugre nos Mares do Fim do Mundo”, com uma seleção de textos do autor que, em 1958, integrou o corpo clínico do navio.

A leitura encenada, dirigida por Ricardo Simões, acontece a bordo do Navio Hospital Gil Eannes, com transmissão através das redes sociais da autarquia e da companhia de teatro às 17h30, contando com interpretação de Alexandre Calçada, Alexandre Martins, Ana Perfeito, Elisabete Pinto, José Escaleira e Tiago Fernandes.

A experiência a bordo de António Martinho do Rosário foi a matéria-prima para a transposição poética da dura realidade da faina bacalhoeira nacional que a obra literária de Bernardo Santareno imortalizou de forma ímpar nas letras portuguesas.