Capuz-de-frade foi a milésima observação na plataforma vianense de ciência cidadã

0
240

A plataforma de ciência-cidadã BioRegisto chegou, esta semana, à observação número 1.000 com o registo da espécie capuz-de-frade (Arisarum simorrhinum) pela observadora Sandra Nunes.

A plataforma BioRegisto foi criada em Viana do Castelo, em janeiro de 2018, com o objetivo de divulgar o património biológico, contribuindo para a sua conservação através do conhecimento. Destinada a todos os públicos, a participação nesta plataforma de ciência-cidadã foi desenvolvida tendo em conta os princípios da conservação na Natureza.

Acedendo ao site do BioRegisto – http://www.cmia-viana-castelo.pt/bioregisto – ou através da aplicação (APP) lançada em julho deste ano e disponível para Android e iOS, o utilizador submete a observação do ser vivo que, após validação ao nível da espécie, passa a estar disponível na plataforma para consulta de todos os interessados.

É apresentada informação diversa de cada espécie, como por exemplo, mapas de distribuição, fichas de caracterização e fotografias das espécies, considerando-se, por isso, um apoio importante na promoção da cultura e da literacia científica.

Esta plataforma contabiliza já 318 espécies validadas entre espécies endémicas (específicas desta região), ameaçadas, protegidas ou com distribuição muito restrita no nosso território. Com o desenvolvimento da APP, em julho deste ano, foi ainda possível integrar uma área de registo das espécies com caráter invasor.

Até à presente data, das 1000 observações submetidas, 877 observações já se encontram validadas. Os 75 utilizadores registados na plataforma já contribuíram com 1.604 fotos carregadas.

O BioRegisto está também disponível através da plataforma online de ciência-cidadã EU-Citizen.Science – https://eu-citizen.science/project/146 – cujo objetivo é a divulgação de projetos de ciência-cidadã a nível global.

 

EtiquetasBioRegisto