“2021 vai valer por dois”

0
455

O regresso dos adeptos aos estádios e da competição nos escalões de formação são condições essenciais para o futebol português aproximar-se do regresso à normalidade, considerou o presidente da Federação (FPF), Fernando Gomes.

“Só nos aproximaremos desse momento quando voltarmos a ter público nos estádios e quando as equipas masculinas e femininas de formação forem autorizadas a voltar a competir”, escreveu o dirigente no editorial do Boletim Estatístico de dezembro da FPF.

O dirigente admitiu ainda que “a paragem inédita que a pandemia [de covid-19] nos impôs vai deixar marcas” em todo o futebol português e lembrou a importância dos adeptos e dos escalões de formação para a sustentabilidade da modalidade em Portugal.

“Jogadores, treinadores, pais e clubes têm enfrentado com coragem este período sombrio. Mas é fundamental para a sustentabilidade dos clubes, para o desenvolvimento individual dos mais jovens e para o nosso equilíbrio enquanto sociedade que seja possível voltar a ver os campos e os pavilhões outra vez coloridos pela alegria dos mais novos”, frisou o líder federativo.

A mensagem de Fernando Gomes termina a lembrar que “2020 foi muito difícil”, mas também com uma mensagem de esperança para o ano novo, que “trará oportunidades” que a FPF pretende agarrar.

“Queremos voltar a celebrar o futebol de formação. Todos sabem que podem contar connosco. 2021 vai valer por dois”, conclui o editorial do presidente da FPF.

Antes, Fernando Gomes considera que “apesar das dificuldades”, o organismo a que preside prosseguiu a sua “missão de servir o futebol”, lembrando que a Portugal Football School “alargou a oferta formativa” e também o papel do Canal 11 para “aproximar a comunidade futebolística”.

A responsabilidade social, a prevenção do ‘match-fixing’, o apoio ao setor não-profissional e o processo de certificação foram temas que, garante a FPF, também nunca foram deixados para trás.