Apanhados com meixão ilegal no valor de quase 12 mil euros no rio Lima

0
255

A GNR de Viana do Castelo apreendeu cerca de 1,2 quilos de meixão em estado juvenil, no valor de quase 12 mil euros, no rio Lima, no concelho de Viana do Castelo. A apreensão foi feita pela Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha.

“No âmbito de uma ação de fiscalização e vigilância do controlo da captura, detenção, transporte e comercialização ilegal de meixão, os militares da Guarda apuraram que três tripulantes de uma embarcação utilizavam uma rede para a captura desta espécie que, devido às suas características, é extremamente lesiva à fauna existente”, informou a Guarda, especificando que o meixão apreendido “poderia alcançar um valor estimado de 11 800 euros”. Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo e “o meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural”, acrescentou a GNR.

De referir que a enguia europeia, (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido uma grande redução devido à pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.