“Valença merece esta escola nova”

0
272
A requalificação da escola EB 2,3 e Secundária de Valença, orçada em mais de 3,7 milhões de euros, está concluída, faltando apenas o “apetrechamento” interior, divulgou a autarquia.
Em comunicado, a Câmara explicou que, com a conclusão daquela empreitada, que é a “primeira grande intervenção” no edifício em mais de 30 anos, “em breve” a Escola Básica e Secundária Muralhas do Minho “será apetrechada com o mobiliário e equipamentos necessários para a sua entrada em funcionamento”.
“Valença merece esta escola nova. Queremos que os nossos jovens tenham as melhores condições para se formarem como homens e mulheres. Eles são o garante do futuro desta terra”, sublinhou o presidente da Câmara, Manuel Lopes (PSD), citado na nota.
Segundo a autarquia, trata-se da “segunda maior obra de sempre realizada em Valença, tendo sido “suportada financeiramente pela Câmara Municipal, com apoios do Norte 2020, através do Plano de Desenvolvimento de Coesão Territorial do Alto Minho e do Governo português”.
“O complexo escolar foi praticamente todo reformulado. Da obra, destacam-se o novo auditório, biblioteca, cantina, salas de informática e interligações entre blocos fechados”, acrescenta o documento.
A autarquia realça ainda que “o novo edifício acolhe um auditório com capacidade para 120 lugares, uma nova biblioteca, mais salas de aula e novas salas de informática e música”.
A empreitada agora concluída “permite uma ligação coberta entre todos os blocos da escola, o que na prática permite aos alunos circular em todos os espaços da escola sem chuva”.
A obra “implicou, ainda, a requalificação de todos os edifícios existentes, bem como das infra-estruturas desportivas e espaços verdes envolventes”.