Atraso nos pagamentos da Câmara de Viana obriga Grupo AVIC a suspender descontos aos passageiros

0
316

O Grupo AVIC suspendeu os descontos tarifários nos passes sociais e outros títulos de transporte nas linhas urbanas e interurbanas do concelho de Viana do Castelo, garantindo que a Câmara Municipal ainda tem por liquidar facturas desde outubro de 2023 relativas a esses descontos. Com esta decisão, cerca de 1000 passageiros verão “aumentar significativamente” os custos com o transporte. 

 “As empresas tudo fizeram para manter os descontos tarifários, no entanto isto não foi possível por fatores alheios à responsabilidade das mesmas, o que lamentámos”, frisou Ivo Cunha, garantindo que , as empresas do grupo AVIC têm feito “sucessivas solicitações” para que os valores em débito  sejam regularizados, notando que, para o ano de 2024, “as empresas não receberam ainda o necessário protocolo para a atribuição de descontos tarifários ao abrigo no novo programa Incentiva +TP criado para o efeito”.  “No entanto, as empresas têm vendido os passes com os descontos à espera que a situação fosse regularizada, tanto na sua formalização como em relação aos pagamentos em atraso. No passado dia 19 de abril, as empresas voltaram uma vez mais a alertar o município para estas situações, informando que, caso estas não fossem resolvidas, não restaria outra alternativa senão a suspensão dos referidos descontos. Como a situação se manteve, e não tendo havido qualquer ação para a sua resolução por parte do município, os descontos tiveram de ser suspensos”, explicou, lamentando que a decisão afecte, diariamente, no concelho de Viana do Castelo, cerca de 1000 passageiros, que verão os seus custos do transporte “aumentar significativamente”. 

Ivo Cunha explicou que as empresas Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., Auto Viação do Minho, Lda. e António dos Prazeres da Silva & Filho, Lda. têm atribuído descontos tarifários nos passes sociais e outros títulos de transporte ao longo dos últimos anos ao abrigo do programa de redução tarifária (PART). Estes descontos são concedidos aos passageiros no ato de compra dos títulos, sendo que o restante valor é transferido pela Autoridade de Transporte competente, de acordo com protocolo assinado entre o operador e essa entidade. Nas linhas urbanas e interurbanas do concelho de Viana do Castelo, também as empresas atribuíram descontos aos passageiros, sendo o restante valor das tarifas transferido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo às empresas.