Estratégia da Mercadona para reduzir o plástico está entre as grandes inovações do consumo

0
203

A estratégia da Mercadona para reduzir plástico foi considerada uma das grandes inovações do consumo em Espanha pelo Institut Cerdà durante a celebração da sua quarta edição do Observatório de Inovação em Grande Consumo. A Mercadona viu também reconhecido o seu Café Filtro Americano Hacendado como inovador. 

A Estratégia 6.25, o plano de ação que a empresa desenvolveu e que está enquadrado dentro da estratégia global de dizer “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, foi reconhecida dentro da categoria de inovação de processos por supor um salto qualitativo no momento de abordar este tema de maneira global e alinhada com a economia circular na qual se envolve também o consumidor. Margarita Muñoz, diretora-geral de Economia Circular da Mercadona, durante a celebração do evento, explicou que se trata de “seis ações concretas para alcançar em 2025 um triplo objetivo: reduzir 25% o plástico das embalagens das nossas marcas, reciclar todos os resíduos plásticos que geramos nos nossos processos e que todas as nossas embalagens sejam recicláveis”. 

Como novidade, o relatório também incluiu uma secção com as iniciativas mais inovadoras desenvolvidas pelas empresas do setor, que demonstraram o seu carácter de setor essencial para gerir a situação de crise de saúde, social e económica derivada da COVID-19. Neste sentido, também foi reconhecida como inovação social a iniciativa #IstoNÃOtemdePARAR e que atualmente evoluiu para #EActívate, com a adesão de mais de 5.500 empresas. O Observatório reconhece o referido movimento, iniciado a meados de março, com o objetivo de dar visibilidade ao esforço de todas as empresas e dos seus colaboradores por continuarem a trabalhar e a reinventarem-se, e que atualmente se converteu num ponto de encontro, formação e inspiração que serve de estímulo para reativar a economia do país.