Ministro promete dragar o porto de Vila Praia de Âncora

0
185

O ministro do Mar,  Ricardo Serrão Santos,  anunciou que quatro portos de pesca da região Norte (entre os quais o de Vila Praia de Âncora) vão receber um investimento estatal de 5,1 milhões de euros para operações de dragagem, de forma a atenuar o problema do assoreamento. As operações vão abranger as estruturas portuárias da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Esposende e Vila Praia de Âncora, estando previstas acontecerem entre 2021 e 2023, com o objetivo principal de “garantir a segurança dos pescadores”.

“Os nossos portos de pesca têm uma importância estratégica no contexto nacional. Ficarão asseguradas todas as condições para monitorização da segurança e navegabilidade das barras e canais de acesso, bem como as dragagens de manutenção feitas atempadamente”, partilhou o ministro do Mar.

Ricardo Serrão Santos lembrou que os fenómenos de assoreamento [acumulação de areias e sedimentos] junto a esta infraestruturas “obrigam a dragagens permanentes de manutenção”, revelando, também, um plano para que os inertes retirados nas operações possam servir para travar a erosão costeira.

“Está em curso um trabalho da Direção Geral de Recursos Marítimos e da Agência Portuguesa de Ambiente para aprovação de um novo plano para a deposição, em novos locais, de sedimentos, não contaminados, provenientes das dragagens para reforçar a defesa das linhas de costa”, disse Ricardo Serrão Santos.