Valença decreta luto municipal pelo falecimento do Major Pereira de Castro

0
192

A Câmara Municipal de Valença decretou um dia de luto municipal nesta quarta-feira, 5 de maio, pelo falecimento do Major Pereira de Castro. O antigo presidente de Câmara de Valença faleceu ontem, aos 80 anos.

“Alberto Magno Pereira de Castro foi Major da Guarda Nacional Republicana, presidente da Câmara Municipal, historiador e homem da cultura, um marco da identidade valenciana, dos valores e história deste concelho”, frisou a autarquia.

“O Major foi um grande homem, de princípios, de visão e de humanismo que nos deixa um legado de grande valor que continuará vivo em Valença”, considerou o presidente da Câmara, Manuel Rodrigues Lopes.

Figura indissociável da história e cultura valenciana, a Câmara Municipal reconheceu o seu valor com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal em 2012, nas cerimónias do feriado municipal.

Com uma intensa vida associativa, o Major Pereira de Castro destacou-se pelo trabalho pioneiro no reconhecimento dos Caminhos de Santiago em Portugal, tendo sido fundador da Associação de Valença do Minho dos Amigos do Caminho Português de Santiago. Deixa uma vasta obra publicada sobre a história e a cultura valenciana, em especial sobre a Fortaleza e a vida militar de Valença.