Turistas italianos apreciam autenticidade e sentem-se em casa no norte do país

0
180

Marcelo Rebanda, da delegação do Turismo de Portugal em Itália, revelou que “os italianos apreciam muito a autenticidade de Portugal e da região Norte, sentindo-se em casa quando viajam para cá”. Rebanda participou no webinar “A Hora de Itália” promovido pelo Turismo do Porto e Norte que faz parte de um ciclo de sessões digitais, que começou com Espanha e já fez a auscultação do mercado francês, brasileiro e norte-americano. Com este ciclo pretende-se perceber qual deve ser o ajustamento da oferta dos agentes do sector às novas preferências do turista pós-pandemia, identificando oportunidades e tendências. Nesse sentido, Marcelo Rebanda sinalizou “a gastronomia, os vinhos, o turismo religioso, a saúde e bem-estar e o luxo acessível” como os produtos estratégicos que estão no topo das preferências dos italianos.

“Este mercado ocupava, em 2019, a posição número 7 no ranking dos principais fluxos turísticos para Portugal e também para o Porto e Norte, tendo nesse ano crescido 12,5 por cento” destaca o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luis Pedro Martins.

Itália foi um país particularmente afetado pela crise sanitária, o que criou um natural receio na população para fazer férias em locais longínquos. “Se, por um lado, a relativa proximidade deixa-nos bem colocados para receber turistas deste mercado, também é verdade que o italiano deve privilegiar fazer férias no seu País”, considera o delegado do Turismo de Portugal, estimando em 20%  a percentagem de turistas de italianos que se deslocam ao estrangeiro em lazer. 

Dos dados reportados, destaque ainda para o crescente interesse manifestado pelas faixas etárias mais jovens, o que em parte encontra explicação no considerável número de estudantes Erasmus no País e que no “passa a palavra” descrevem um país fantástico, genuíno e carregado de história.

Outra das grandes preocupações prende-se com a reposição do tráfego aéreo entre os dois países. Antes de fevereiro de 2020, quatro companhias aéreas tinham voos diretos a partir dos seis principais aeroportos de Itália e a retoma da operação vai, naturalmente, depender bastante da evolução da pandemia e da procura.