“Arcos de Valdevez é um farol da portugalidade”

0
467

A conjugação de fado com o vinhão é uma das grandes novidades do programa “Arcos Primavera”, em Arcos de Valdevez. O “Fado Fest” acontece em Junho e tem a “particularidade intencional” de ficar associado à celebração do Dia de Portugal. “Arcos de Valdevez também será um farol na promoção da portugalidade”, salientou o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, na apresentação do recheado programa cultural, desportivo e lúdico dos próximos meses, que contempla eventos durante todos os fins de semana da Primavera, dirigidos para vários públicos. Reforçar a atractividade turística do concelho e dinamizar a economia local são os principais objectivos da autarquia com este programa sazonal. 

O autarca salientou a descentralização territorial que o programa incute, com actividades espalhadas além da sede do concelho. “Incentivamos as pessoas a percorrer o nosso território que tem motivos mais do que suficientes para motivar as pessoas a dar um passeio”, reiterou João Manuel Esteves, frisando que, depois da paisagem pintada de branco, Arcos de Valdevez vai pintar-se de todas as cores na primavera.

O grande destaque do mês de Abril é a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, com a realização de tertúlias, concertos e encontros evocativos, envolvendo também a comunidade escolar, na Semana Concelhia da Leitura, da Arte e da Ciência, que está a decorrer e prevê a participação de mais de 30 convidados a interagir com a comunidade educativa. No dia 25 de abril, realiza-se a sessão solene, a inauguração da exposição “Arcos de Valdevez nos 50 anos do 25 de Abril” e uma assembleia municipal extraordinária dedicada ao cinquentenário da Revolução. 

Em abril, decorre ainda mais uma edição do “Arcos à Mesa” dedicado ao cabrito, que será servido em 20 restaurantes do concelho, nos dias 20 e 21.