Encontros interculturais de Viana promovem inclusão e diversidade cultural

0
247

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, de 17 a 29 de maio, os Encontros Interculturais, iniciativa que visa promover a inclusão e a diversidade cultural.

O Município de Viana do Castelo, no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes, associa-se à  celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, com um conjunto de iniciativas destinadas aos migrantes e à comunidade em geral, com o objetivo de destacar o papel da diversidade como agente de inclusão e de mudança.

“Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união”, sustenta a autarquia.

Nestes encontros, destacam-se as ações de sensibilização e seminário para técnicos das instituições e migrantes, bibliotecas humanas, um “Chá Intercultural” e uma “Cozinha do Mundo”, entre outras. 

Assim, de 17 a 21 de maio, o Agrupamento de Escolas de Barroselas acolhe “Portugal 4 all – histórias de migração”, tendo como público alvo os alunos do agrupamento. Dia 17 de maio, às 14h00, através dos meios digitais será promovida uma sessão de informação de Planeamento Familiar, para os formandos do Switch On. 

A 20 de maio, às 18h00, acontece o seminário digital “Interculturalidade: Aprender a (con)viver”, para os docentes, agentes educativos e comunidade do Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento [GEED] da ESE-IPVC. 

A 21 de maio, às 12h50, a Escola Secundária de Monserrate recebe a “Biblioteca Humana: A diversidade e a nossa cidade” e, a 22 de maio, através das redes sociais, será promovida a oficina “Cozinhas do Mundo: Irão”. 

A 24 de maio, às 11h00, sessão de informação de Planeamento Familiar e, a 25 de maio, às 9h30, a formação “Acolher e celebrar: Projetos e iniciativas do ACM”. A 28 de maio, pelas 15h00, acontece a sessão de informação “Equivalência de habilitações estrangeiras”, para os migrantes, através da plataforma Google Meet.

A 29 de maio, às 17h30, a iniciativa encerra com um “Chá Intercultural: A cultura como meio de integração” através da plataforma Google Meet.