Viana do Castelo tem oito “praias de ouro”

0
321

As praias de Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo do Neiva, Norte e Paçô, em Viana do Castelo, receberam o galardão de praia com qualidade de ouro, atribuída pela Quercus, que distingue a qualidade da água balnear. 

“O galardão anual distingue as praias de acordo com diversos critérios: a qualidade de água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares, os resultados excecionais em todas as análises de água realizadas durante a época balnear anterior e o facto de não terem ocorrido, durante a época balnear de 2020, qualquer tipo de ocorrência /aviso para desaconselhamento de prática balnear, proibição de prática balnear e/ou interdição temporária de praia”, explicou a autarquia de Viana do Castelo.

Para 2021, foram identificadas 391 praias, entre elas oito de Viana do Castelo, que acumulam agora os galardões de Praias com Qualidade de Ouro e Bandeira Azul. 

Além desta distinção, Viana do Castelo vai hastear a Bandeira Azul em nove praias do concelho, conquistando, assim, mais um galardão do que nos anos transatos. Este ano, as praias contempladas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa são Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar e Castelo de Neiva.