Esposende começa missão de erradicação de invasoras 

0
200

Esposende aderiu à primeira semana ibérica sobre espécies invasoras que decorre até 6 de junho. Em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, o Município desenvolveu ações pontuais de sensibilização e controlo manual de infestantes. Em articulação com Associação Florestal do Cávado foi, ainda, efetuado o controlo de uma mancha de espinheiro-bravo (Hakea sericea), eliminando todos os exemplares conhecidos desta espécie no concelho, dando-a, assim, por extinta localmente.

Esta iniciativa é promovida pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras – Rede InvECO, pela plataforma INVASORAS.PT e pelos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA, em colaboração com diversas entidades. As espécies detetadas podem ser carregadas no portal https://invasoras.pt/pt e, devem, sempre que possível, ser eliminadas. 

“Ao aderir à Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras o Município associa-se ao objetivo de aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas a nível da Península Ibérica, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente no que concerne ao ODS 13 – Ação Climática, ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade”, sublinhou a autarquia.