“Viana celebra foral Afonsino com apresentação de um dos mais emblemáticos projectos europeus”

0
172

A cidade de Viana do Castelo vai ser, na próxima sexta-feira, o epicentro da Presidência de Portugal do Conselho da União Europeia, estando prevista a presença do vice-presidente da Comissão Europeia e vários comissários europeus. Durante a manhã, vai ser apresentado, a nível europeu, o novo programa Erasmus + e novo programa do Corpo Europeu de Solidariedade, no Centro Cultural da cidade.

Para garantir todos os requisitos de segurança, o parque de estacionamento Gil Eannes estará encerrado amanhã e sexta-feira. O acesso estará interdito na zona portuária a 18 de junho (arruamento entre o Gil Eannes e o Centro de Mar), e na ecovia marginal do Rio Lima junto à Praça da Liberdade no dia 18 de junho e Biblioteca Municipal encerrada durante todo o dia a 18 de junho.

“É importante para Viana receber este evento e há um simbolismo importante porque no dia 18 de junho vamos assinalar a atribuição do nosso foral Afonsino. Para celebrar esse foral, vamos ter esta cimeira europeia durante a qual se vai lançar um dos mais emblemáticos projectos europeus que é o programa Erasmus”, afirmou o presidente da Câmara de Viana do Castelo. “Este programa Erasmus facilitou a mobilidade dos nossos jovens que contactaram com outras culturas para construirmos este edifício europeu, onde haja mais tolerância e compreensão. E o facto de ser lançado em Viana o novo programa Erasmus, com novos objetivos, mas mantendo a consolidação do ideal europeu, diria que é um privilégio para Viana e estamos muito gratos ao Governo português por nos ter escolhido para ser o centro deste programa”, acrescentou o autarca, lembrando o passado histórico de Viana enquanto cidade “aberta ao mundo”. “Sempre fomos um espaço de encontro de culturas e vamos ter agora também o privilégio de ter esta grande relação com os estudantes europeus”, reiterou.