Viana apadrinha transformação da RIET em “think tank” de cooperação transfronteiriça

0
172
Viana do Castelo recebeu a Assembleia Geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), que aprovou o relatório de atividades e administração de 2020 e a proposta de orçamento para 2021. Na sessão, foi ainda deliberado reformular esta entidade, que passará agora a ser um “think tank” para favorecer e apoiar a inovação para o desenvolvimento dos territórios de fronteira entre Portugal e Espanha.
Por proposta do presidente da Assembleia Geral e presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, os membros da RIET decidiram que esta entidade passará a “ter como escopo principal a constituição de uma “think tank” para favorecer e apoiar a inovação para o desenvolvimento económico dos territórios de fronteira, com a contribuição essencial de empresas e instituições públicas, com especial destaque para os Municípios, redes dos Municípios e instituições de ensino superior”.
Para tal, “a RIET irá propor e apoiar o desenvolvimento de estudos, debates, fóruns temáticos de análise, focus group de especialistas, sem esquecer a prospeção de medidas de apoio existentes, comunitárias e nacionais, que permitam as candidaturas a fundos europeus com o objetivo de colocar a inovação, a ciência, a investigação de temas sociais e outros ao serviço das empresas e outras instituições para o desenvolvimento coeso e sustentável das regiões”, refere a proposta.
Assim sendo, foi constituída uma comissão de gestão com o objetivo de preparar todo o processo de refundação da RIET até ao final deste ano, composta por José Maria Costa, Rui Pedrosa, José Couto, Xóan Vasquez Mao e Marta Cabanas.
Criada em 2009, a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças constitui uma associação transfronteiriça de cooperação territorial composta por organizações de proximidade, da fronteira de Espanha e de Portugal, no âmbito do Tratado de Valência, que desenvolvam o seu trabalho, genérico ou específico, na área da cooperação transfronteiriça.
É constituída por organizações municipais, empresariais e de educação próximas da fronteira entre Portugal e Espanha. O âmbito de atuação da RIET é o desenvolvimento da cooperação transfronteiriça e suas organizações bem como o debate e promoção de estratégias de cooperação no espaço ibérico.