CRAV comemora 40 anos de rugby no Alto Minho

0
240

O CRAV – Clube de Rugby de Arcos de Valdevez – celebra no próximo dia 10 de julho os seus 40 anos. A efeméride será celebrada com vários momentos, dos quais se destacam os atos oficiais (receção solene, descerramento de uma lápide) com a presença de 40 atletas, onde estarão incluídos o mais novo e o mais velho do Clube.

Está ainda prevista a abertura da exposição fotográfica “40 anos – 40 fotos”, que pretende ilustrar as várias etapas de construção do CRAV. Segue-se o lançamento do vinho verde CRAV, que, com a imagem do clube, pretende assinalar a data, concluindo-se então a celebração com a distribuição do jornal Ensaio, publicação que “ilustra a singularidade do CRAV ao ser a única publicação portuguesa dedicada em exclusivo ao rugby”, frisa o clube que dedicará esta edição aos 40 anos da colectividade .

Fundado em 1981, o CRAV assume-se como uma das grandes referências do Rugby na região Norte do país, com 21 presenças na Divisão de Honra (escalão máximo da modalidade) e vários atletas que representaram seleções nacionais. Acresce a esta singularidade, o facto de o CRAV ser oriundo de um território de baixa densidade populacional (o concelho de Arcos de Valdevez tem cerca de 20 000 habitantes), o que não impediu a conquista de alguns títulos nacionais e o estatuto de referência desportiva regional e nacional.

Instituição de utilidade pública desportiva desde 2009, o CRAV é também conhecido pela excelência das infraestruturas que utiliza. Propriedade da autarquia arcuense, um dos grandes parceiros do Clube, o CRAV tem ao dispor um campo sintético com bancada, um estádio para a prática exclusiva do rugby em relva natural, para além de estruturas de apoio (sala de musculação, área médica, zona de recuperação) que permitem o sonho com outros desígnios desportivos.