Politécnico ajuda Viana a ficar mais acessível (COM VIDEO)

0
202
Alunos e docentes da Escola Inclusiva do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desenvolveram uma aplicação informática que irá facilitar a mobilidade para pessoas que a tenham condicionada. O projeto, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, vai permitir que um segmento de pessoas com mobilidade condicionada possa aceder, através de percursos otimizados, a diversos pontos da cidade, como locais culturais, unidades de saúde, entre outros.
O projeto começou a ser desenvolvido há mais de dois anos com a colaboração da câmara municipal e entidades como a ACAPO, Íris Inclusiva, Fundação AMA, APPACDM e APCVC.
Sara Paiva, docente do IPVC que no âmbito da Escola Inclusiva do Politécnico de Viana do Castelo coordenou o desenvolvimento da aplicação, explica que “a app “Viana+ Acessível” tem o objetivo de disponibilizar o caminho mais adequado, na cidade de Viana do Castelo, para vários conjuntos de segmentos de pessoas com mobilidade condicionada. A app está suportada num Sistema de Informação Geográfica mantido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que possui a caracterização da adequabilidade de cada rua da cidade para os vários segmentos, a partir do qual é possível depois calcular o caminho mais otimizado da localização atual até um dado destino pretendido”.
A app, que está disponível para Android e iOS, contou com a colaboração de várias instituições da cidade no levantamento das acessibilidades e com cerca de 10 alunos do IPVC.
Carlota Borges, vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo com o pelouro da Ação Social considera sublinha a importância do projeto Viana + Acessível uma vez que “vai mexer com a vida de muitas pessoas, para melhor, sejam jovens, menos jovens, pessoas que diariamente vão reportando às associações as suas dificuldades e necessidades de movimentação no concelho de Viana do Castelo”. “Esta app vai contribuir mais um pouco para a criação de uma sociedade mais igual. Nós temos que almejar ter uma sociedade mais igual para todos e se podermos contribuir com um bocadinho para isso todos os dias para que isso aconteça, isso seria o ideal e este é um desses projetos que vai fazer com que isso aconteça muito em breve”, afirmou.
Uma aplicação para todos
As diversas entidades que estiveram envolvidas no desenvolvimento da APP Viana + Acessível são unânimes ao considerar que se trata de uma aplicação para toda a gente, uma vez que, “pode ser utilizada por quem visita a cidade e precise de uma orientação, assim como por pessoas que fiquem com uma limitação temporária”.
“A APP vai trazer liberdade e autonomia a muitos jovens”
Para Dora Brandão, da Fundação AMA, “este projeto vem trazer, sobretudo àqueles jovens que estão a estudar, o direito de autonomia, o direito de serem livres, uma liberdade posta em prática. Não existe liberdade sem igualdade e esta APP vem trazer esta liberdade, sem rótulos”.

 

 

https://youtu.be/_drWubxvbic