Aluno do IPVC é vice-campeão da Copa Ibérica de Squash

Eduardo Rocha, aluno do 1.º ano do CTeSP Mecatrónica da Escola Superior Tecnologia e Gestão  do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), sagrou-se vice-campeão da Copa Ibérica Júnior 2021 de Squash em Sub 19, no Proracket, no Porto.

O aluno do 1º ano apenas perdeu na final para Xabier Barberan. O squash português deu espetáculo nesta Copa Ibérica, uma organização conjunta da Federação Nacional de Squash e da Federacion Galega de Squash. Foram 59 os juniores que disputaram, nos courts do Proracket, 98 partidas ao longo de 7 horas.

Eduardo Rocha jogava futebol desde pequeno em Paços Brandão, em Santa Maria da Feira, mas como “não tinha grandes resultados” acabou por mudar de direção e seguir outra modalidade. “O meu pai já jogava Squash com os amigos e inscreveu-me em Santa Maria de Lamas. Começou a correr muito bem e com as vitórias a motivação aumentou e continuei a treinar”, contou o jovem vice-campeão.

De campeão nacional sub-11 a vice-campeão ibérico, Eduardo Rocha tem conquistado ainda inúmeros torneios.

Conciliar os estudos com a prática desportiva “tem sido muito difícil”, porque Eduardo Rocha queria “manter o nível de treinos e ter bons resultados no IPVC”. De quatro a cinco treinos semanais, o jovem estudante passou a treinar uma a duas vezes, o que acaba por “ser muito pouco” para quem é profissional da modalidade.  Entretanto, a parte académica “também podia ter sido melhor, mas não foi fácil a adaptação”, confessou o aluno do 1.º ano do CTeSP Mecatrónica, garantindo melhores resultados para o próximo ano.

Com a pandemia veio a desmotivação e Eduardo Rocha esteve quase para não participar nos torneios. “Agora, sinto-me orgulhoso e ao ver o meu esforço reconhecido também é bastante motivador para mim”, assumiu.