Abertura da “Colecção Mário Cláudio” assinala Dia do Município em Paredes de Coura

0
268

O Dia do Município em Paredes de Coura é assinalado esta terça-feira, 10 de agosto, com uma cerimónia evocativa que vai decorrer pelas 16h00 no Centro Cultural e da qual consta, à semelhança de outros anos, a entrega de medalhas a alguns dos mais notáveis filhos da terra, bem como a abertura da exposição ‘Colecção Mário Cláudio’. “ Trata-se de precioso documento para compreendermos a relação de Mário Cláudio com o meio artístico e com o tempo histórico em que vive”, explica Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura.

Do acervo do escritor constam muitos trabalhos de importantes nomes das artes seus contemporâneos, como Ângelo de Sousa, Armando Alves, Emerenciano, Fernando Lanhas, Graça Morais, João Cutileiro, José Rodrigues, Júlio Resende, Rosa Ramalho e Stuart Carvalhais, entre outros. “ São pedaços perfeitos de relações ou momentos de muitas vidas que se cruzam ou também a vontade solitária de procurar e querer. No fundo, a colecção é um documento de um tempo perdido e belo, que, a cada olhar, a ausência faz regressar a memória ao tempo”, testemunha Vitor Paulo Pereira. Uma demonstração sentida para com o escritor, que escolheu para viver o lugar de Venade, no concelho de Paredes de Coura, e ao qual estão ligados muitos momentos da sua actividade literária.

O Dia do Município tem enorme simbolismo para Paredes de Coura, pois coincide com o dia em que os courenses recordam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram fidelidade a D. João IV. Uma data com que Paredes de Coura também manifesta todo o seu apreço e reconhecimento públicos perante alguns dos mais notáveis filhos da terra, que desempenharam funções de grande dedicação em campos tão diferentes como o voluntariado, ensino e serviços municipais.