Aluno do Politécnico de Viana fica em 4.º lugar na classificação Juventude da Volta a Portugal

0
194

Hélder Gonçalves, aluno  da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), participou pela primeira vez na Volta a Portugal e conquistou o 4.º lugar na classificação Juventude. 

O aluno barcelense, que terminou este ano a licenciatura em Engenharia Informática na ESTG-IPVC e vai integrar o mestrado no mesmo curso, começou “nervoso”, mas terminou a 82.ª Volta a Portugal “orgulhoso” do trabalho feito. Hélder é um dos mais promissores ciclistas a nível nacional de Sub-23, tendo contribuído para o terceiro lugar coletivo da Kelly-Simoldes-UDO, uma das equipas em maior evidência nesta edição da “Grandíssima”.

“Estava muito nervoso no início, porque não sabia o que me esperava, mas superou as minhas expectativas e os meus objetivos foram todos superados”, assegurou Hélder Gonçalves, que faz um “balanço muito positivo” da sua primeira prestação na Volta a Portugal.

O aluno da ESTG-IPVC, que já foi admitido para o Mestrado em Engenharia Informática para o próximo ano letivo, confidenciou que a etapa que começou precisamente em frente à escola foi “muito especial”. “Foi uma etapa muito especial com partida na minha linda e segunda cidade e com passagem pelos meus locais de treino. A partida foi mesmo em frente à ESTG-IPVC e terminei em Fafe em 9.º lugar”, contou o ciclista, admitindo que o local da partida lhe deu “sorte”.

Emocionado com todo o apoio da família, dos amigos e de muitos desconhecidos que o foram incentivando em cada etapa, Hélder Gonçalves aproveita para agradecer a todos pelo 36.º lugar alcançado na final desta 82.ª Volta a Portugal.

 Depois de viver esta “oportunidade única” aos 21 anos, o ciclista agora só quer ir de férias e estar com os pais e os amigos. Em relação às próximas competições “logo se vê”. Quanto aos estudos, Hélder Gonçalves vai continuar na ESTG-IPVC, esperando “continuar a conciliar a vida académica com o ciclismo”.

Com formação na escola de ciclismo da ACR RORIZ, onde já conquistou vários títulos e presenças na seleção nacional, o jovem ciclista assumiu que foi “um orgulho representar Barcelos”.

De destacar que o também Campeão Nacional Universitário de BTT XCO pelo IPVC em 2019 carimbou a 17ª posição em Sub-25 e deu um excelente contributo para a classificação final da sua equipa na 47ª edição da Volta ao Algarve, que se realizou em maio passado.