Cidades Atlânticas apoiam candidatura de Viana a Capital Europeia da Cultura em 2027

0
170

As Cidades Atlânticas aprovaram o apoio à candidatura de Viana do Castelo a Capital Europeia da Cultura em 2027. A capital do Alto Minho acolheu a Assembleia Geral das Atlantic Cities, evento durante o qual foi anunciado o apoio à candidatura “Viana, um mar de cultura”.

Os enfoques desta candidatura são o Mar (destacando o rio Lima), a Identidade (tradições do folclore, do bordado, do traje, do uso do ouro), as Letras, Artes, Artistas e Ofícios (escritores, pintores, estucadores, tecedeira e bordadeiras, etc.), sem esquecer os marcos históricos do percurso da cidade e da região.

A candidatura vianense tem como enfoque a riqueza cultural da capital de distrito, com destaque para a arquitetura civil e religiosa de várias épocas; os escritos, pintores, músicos e outros artistas; os festivais e grupos musicais; os museus, os ofícios vários e o artesanato, os prémios e concursos existentes para enriquecimento cultural, os grupos folclóricos, as festas e romarias, o teatro, as escolas e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, entre muito mais.

A Rede das Cidades do Arco Atlântico, agora Cidades Atlânticas, é uma entidade que foi criada em 2000 e que representa mais de 200 autoridades locais da costa atlântica europeia que se relacionam, diretamente, com as diversas instituições comunitárias, para a afetação de fundos estruturais da Comissão Europeia, do grupo URBAN do Parlamento Europeu e do Programa INTERREG Espaço Atlântico.