Jogos de tabuleiro vão “invadir” o Centro Cultural de Viana

0
235

Viana do Castelo vai receber a convenção de jogos de tabuleiro modernos – VianaCon2021 – nos dias 2 e 3 de outubro. O evento, organizado pela Associação Cultural e Artística Artmatriz e dos Boardgamers de Viana do Castelo, realiza-se no Centro Cultural da cidade e conta com o apoio da autarquia. 

Na programação deste evento está prevista a realização de vários workshops, palestras e painéis de debate sobre jogos. E durante toda a VianaCon haverá demonstrações de jogos de miniaturas, demonstrações de jogos de tabuleiro com autores, uma mesa de sensibilização ambiental através dos jogos de tabuleiro, mesas de protótipos e mesas de RPG (role playing games). “E claro, o mais importante, centenas de jogos à disposição de todos os visitantes, com voluntários para os ensinar”, garante a organização.  

“A VianaCon de 2020 foi um sucesso, inicialmente havia grandes expectativas em realizar um evento desta dimensão em Viana do Castelo, mas fomos bem acolhidos pelo público e no geral achamos que conseguimos disponibilizar a Viana do Castelo um evento diferente do que é habitual haver em cartaz, numa época do ano em que temos menos eventos, e que se enquadra com uma actividade em espaço interior”, sustenta, acrescentando que o Centro Cultural “enquadra-se perfeitamente num evento deste tipo” e é “um dos melhores locais do país para uma convenção de jogos de tabuleiro”.

“Os jogos de tabuleiro juntam as famílias e amigos ao vivo numa era em que os dispositivos electrónicos abundam nas nossas vidas. É, portanto, de valorizar as actividades nesta área, que têm juntado cada vez mais pessoas à volta da mesa, e o que se tem verificado a nível mundial, o aumento do número de pessoas que participam em actividades com jogos de tabuleiro, tem-se observado também a nível nacional nas maiores cidades como Lisboa, Porto, Leiria e também na nossa cidade Viana do Castelo”, realça a organização da VianaCon, indicando que “com os encontros semanais e os eventos extraordinários como o Viana Joga Forte, já se chegou a mais de 1200 pessoas maioritariamente do concelho de Viana, mas também de outras regiões, além de se ter verificado um aumento da presença dos jogos de tabuleiro nas prateleiras das lojas”.

“Vamos ter centenas de jogos diferentes, para todas as idades e gostos, vamos ter dezenas de mesas e vários colaboradores disponíveis para ensinar os jogos, mais do que jogar, venha conviver, traga a família e os amigos e tenha um fim de semana diferente”, concluiu.