Melgaço acolhe encerramento do projecto “Raia Termal: um destino em dois países”

0
229

As Termas de Melgaço acolhem esta quinta-feira, 16 de dezembro, a jornada de encerramento do projeto “Raia Termal: um destino em dois países”. Durante a sessão serão apresentados os objetivos / resultados do projeto e propostas para o futuro, tendo em conta o próximo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP). A ação acontece pelas 10h00.

Lançado a 18 de dezembro de 2017, sob o princípio “Raia Termal: um destino em dois países”, este projeto teve como intuito criar um único destino de fronteira termal e, assim, contribuir para o desenvolvimento das termas e promover um turismo de qualidade na área transfronteiriça entre a Galiza e o Norte de Portugal, nomeadamente nos concelhos de Melgaço, Terras de Bouro e Ourense.

Assim, ao longo destes quatro anos, foi definida uma estratégia de turismo termal único e comum para todo o território, sendo implantadas diversas ações com o intuito de promover e valorizar o património termal nestas localidades, e dar a conhecer o principal destino turístico transfronteiriço de turismo termal, de natureza, de cultura e património da península ibérica. As ações passaram pela apresentação de uma oferta de itinerários e produtos de ambos os lados da fronteira. Em Melgaço, o investimento foi de 404.600,00 euros, cofinanciado pelo FEDER no valor de 305.450,00 euros. As acções implantadas em Melgaço incluíram a criação de percursos pedestres na envolvente das Termas, procedendo-se à limpeza de linhas de água e reabilitação dos portões do espaço fluvial das Termas de Melgaço, recuperação arbórea do parque termal, sinalização e manutenção de percursos pedestres na ecovia das Termas de Melgaço, projeto técnico para a reabilitação da área urbana da envolvente das Termas e colocação de contentores subterrâneos para resíduos. Este projecto permitiu ainda a criação de um parque de fitness nas Termas de Melgaço e a reabilitação da área de estacionamento nas termas.

O projeto teve como parceiro a Confederação Hidrográfica Minho Sil – (Beneficiário Principal), a Deputação de Ourense e os municípios de Melgaço e Terras de Bouro.

PROGRAMA

09h30 – Receção

10h00 – Abertura

Manoel Batista | Presidente da Câmara Municipal de Melgaço

10h15 – Fundos Europeus: visão geral do próximo POCTEP

Representante da Autoridade de Gestão / Secretaria conjunta POCTEP

10h35 – Objetivos / Resultados do projeto Raia Termal “Um destino, dois países”

Manuel González Sarria | Membro da UGC (Diretor Projeto) – CHMS (Confederação Hidrográfica Minho Sil)

11h00 – Mesa redonda | Balanço do projeto Raia Termal e propostas para o futuro

Manoel Batista | Presidente da Câmara Municipal de Melgaço

Jose António Quiroga Díaz | Presidente da CHMS

José Manuel Baltar Blanco | Presidente da Diputación de Ourense

Manuel Tibo | Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Mediador:

José Juan Cerdeira Lois | Membro da UGC – Diputación de Ourense

11h45 – Encerramento

António Cunha | CCDR – Norte

12h00 – Alvarinho de honra

A ação será transmitida em live streaming no facebook e Youtube do Município de Melgaço.