Idosos do Alto Minho mais saudáveis e com mais “músculo”  

0
437

Os cerca de 500 seniores afetos ao projeto “INCOMMONSPORTS +: FIT, FOOD AND FUN FOR ELDERLY!”, coordenado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, estão mais saudáveis desde que começaram a participar nas atividades permanentes de exercício físico monitorizado. Esta é a principal conclusão plasmada no relatório intercalar 2022, disponibilizado pelo parceiro Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

As avaliações, realizadas a um total de 489 idosos dos seis países parceiros – 84 de Portugal, 108 de Itália, 56 da Hungria, 63 da Bulgária, 106 da Eslovénia e 72 de Espanha – revelam que os participantes foram capazes de aumentar a sua massa muscular, enquanto diminuíram a massa gorda, resultando num estado geral de peso mais equilibrado e saudável. Não obstante, o documento também enaltece a importância dos programas desportivos implementados, em prol de melhorias no condicionamento físico e na qualidade de vida.

Desta forma, o relatório intercalar realça o impacto positivo deste projeto, coordenado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, ao motivar os idosos a serem mais ativos fisicamente e a fazerem escolhas de estilo de vida mais saudáveis.