Cruz Vermelha de Neiva já tem ambulância do INEM 

0
598

O Centro Humanitário Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa (CHAM-CVP) assinou um protocolo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), para a constituição de um Posto de Emergência Médica (PEM) na Estrutura de Emergência de Neiva. Este novo protocolo entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2023, mas a ambulância cedida pelo INEM apenas chegou a Neiva nos últimos dias, sendo que entrará ao serviço ainda esta semana. 

O serviço era há muito reivindicado por esta Estrutura de Neiva do CHAM-CVP, que já em agosto de 2000 assinou o primeiro protocolo de cooperação com o INEM para a constituição de Posto de Reserva do INEM, que se tem mantido desde então. Este foi o primeiro passo para que, duas décadas depois, conseguissem passar a PEM. 

O serviço era há muito reivindicado por esta Estrutura de Neiva do CHAM-CVP, que já em agosto de 2000 assinou o primeiro protocolo de cooperação com o INEM para a constituição de Posto de Reserva do INEM, que se tem mantido desde então. Este foi o primeiro passo para que, duas décadas depois, conseguissem passar a PEM. “Esta nova resposta surge como reconhecimento de anos de investimento na emergência pré-hospitalar por parte da CVP, e mais concretamente da Estrutura de Neiva. A Estrutura Operacional de Neiva tem, 24 horas por dia, há mais de 22 anos, equipas da emergência pré-hospitalar a trabalhar para fazer a diferença na vida das pessoas da nossa Comunidade”, salientou Hernâni Bezerra, Diretor do Centro Humanitário Alto Minho da CVP, notando que a implementação deste novo PEM no concelho de Viana do Castelo “era urgente e vem reforçar a resposta em situação de emergência, única na margem esquerda do rio Lima”.