Caminha e Vila Praia de Âncora transformam-se em “Aldeia Natal”

0
250

As Praças de Caminha e Vila Praia de Âncora vão transformar-se numa “Aldeia de Natal” de 17 a 24 de dezembro. Pai Natal, jogos tradicionais e jogos dramáticos de Natal, danças, oficinas criativas, dramatização de contos de Natal, histórias de fantoches e neve são as atividades que vão animar a “Aldeia”. Em Caminha, a “Aldeia de Natal” abre pelas 18H30 e, em Vila Praia de Âncora, pelas 19H00.

As Artes Performativas fazem também parte da programação de Natal que o Município está a promover com os objetivos de dinamizar o comércio local e promover o concelho. Assim, a “Aldeia de Natal” a decorrer nas duas vilas é uma das atividades que vai marcar a quadra natalícia. Para além de atividades agendadas, esta “Aldeia” vai fazer as delícias dos mais novos.

A “Aldeia de Natal” vai ser dinamizada pela Porta de Cena. Nas “aldeias” vai ser possível assistir às danças de Natal “As Monserritas”; à dramatização de contos, com destaque para “A Vendedora de Fósforos”; à história de fantoches “O Pai Natal Preguiçoso”; à leitura e animação “Pequenos Contos de Natal” e, ainda, a Canções de Natal ao vivo. A animação vai ser também constante, com destaque para a presença do Pai Natal e animação de rua. Os miúdos ainda poderão participar nas oficinas criativas “Miminho de Natal”, nos jogos dramáticos de Natal e nos jogos tradicionais, como por exemplo peão, corrida de sacos, jogo da macaca, jogo do galo, corrida do ovo na colher e jogo da malha. A neve artificial também, não vai faltar nestas “aldeias” do concelho.

A partir do dia 18, há atividades constantes e programadas das 10H30 às 12H30 e das 15H00 às 17H00. Todas as atividades são gratuitas e seguem as orientações da DGS no âmbito da pandemia COVID 19.

Feirão das tradições de Natal

O Feirão de Tradições de Natal está de regresso às duas vilas do concelho, já no sábado, dia 18 de dezembro. A Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, e a Praça da República, em Vila Praia de Âncora, vão transformar-se em verdadeiros mercados natalícios onde será possível adquirir os mais variados produtos locais, com destaque para os produtos do campo, artesanato e manualidades. Ambos os feirões contam apenas com artesãos do concelho de Caminha. O Feirão de Tradições de Natal, em ambas as vilas, pode ser visitado entre as 9H00 e as 17H00.

Nestes feirões de Natal, os produtos do campo em exposição primam pela qualidade que tão bem carateriza o concelho de Caminha. Abóbora, batata, diospiros, couve portuguesa, couve tronchuda, couve pensa, couve galega, nozes, gilas, mel, enchidos, broa, entre muitos outros, são alguns dos produtos que podem ser adquiridos. O visitante ainda encontrará artesanato e manualidades, com destaque para produtos de decoração de Natal e artesanato regional, bem como doces típicos desta quadra.

Para além dos Feirões de Natal, os visitantes podem aproveitar para provar as especialidades de rabanada disponíveis nos cafés, pastelarias, hotéis e restaurantes aderentes do concelho. De facto, até 31 de dezembro, há muito para experimentar: rabanada de pão saloio, leite, gelado à escolha e caramelo salgado; de frutos secos, xarope especial e um suspiro; de vinho do Porto; de ovos moles; de frutos secos; de chila; recheada com maçã, abóbora, com doces de ovos ou fios de ovos, entre muitas outras especialidades. A rabanada infantil volta também a marcar esta “Rota da Rabanada”.