Todos na “crista da onda” na Semana Europeia do Desporto em Viana do Castelo

Experiências de surfing e de outras atividades outdoor, sobretudo, para crianças e jovens em idade escolar e mulheres em contexto de risco social, para deficientes e para pessoas com mais de 60 anos marcam o programa da 7ª Semana Europeia do Desporto, que se realiza em Viana do Castelo até ao próximo dia 28 de setembro.

Este programa regional, que vai abranger 300 participantes, é organizado pelo Surf Clube de Viana (SCV), em parceria com instituições locais, sociais e desportivas, entre as quais a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Também conta com Marta Paço, atleta do clube e embaixadora #BeActive pelo terceiro ano consecutivo, como participante e como parceira na organização do evento, que vai acontecer no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo e na praia do Cabedelo.

“O SCV prioriza o envolvimento dos parceiros e a consciencialização dos participantes e da comunidade em geral para a importância da prática de exercício físico e de desporto ao longo do ano, privilegiando a segurança de todos os intervenientes”, explica João Zamith, presidente do clube.

No “Dia dos Desportos Náuticos/ Mar”, 26 de setembro, o programa inclui experiências de SUP e de surfing para pessoas com deficiência, crianças e mulheres em contexto de risco social. 

O “Dia do Desporto Inclusivo” é a 27, e foca-se em experiências de surf para pessoas com deficiência. Incluirá também a tertúlia “Surf Adaptado”. Entre os parceiros, está a alemã Deutscher Vellenreit Verband (DWV).

A 28 de setembro, o “Dia do Desporto Sénior”, o programa vianense encerra com atividades de surf para pessoas com + de 60 anos e com a tertúlia “Be Active, Be Healthy Be Outdoor”.

A Semana Europeia do Desporto 2021 é novamente coordenada em Portugal pelo IPDJ.