Trânsito condicionado na ponte internacional de Valença por causa de projecto 5G

0
168

A ponte internacional de Valença vai estar com trânsito condicionado durante a noite devido à realização de testes do projecto 5G-Mobix. A Infraestruturas de Portugal informou que o condicionamento rodoviário na ponte vai ser feito com o basculamento da circulação no sentido Portugal / Espanha. Os condicionamentos ao trânsito serão implementados em período noturno, entre as 21H00 e as 05H00 (hora portuguesa), nos dias 14, 19 e 28 de outubro, 3, 4, 9, 11, 16 e 18 de novembro e 2 e 15 de dezembro. Os trabalhos serão acompanhados pelas autoridades policiais competentes (GNR) e os condicionamentos de trânsito estarão devidamente sinalizados.

O projeto 5G-Mobix é um projeto financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia que tem como objetivo testar as funcionalidades dos veículos automatizados usando as principais inovações tecnológicas do 5G ao longo de vários corredores transfronteiriços e locais de teste urbanos. O 5G-MOBIX integra 55 parceiros de 10 países da UE e Turquia, China e Coreia, representando a indústria de TIC europeia.

O consórcio, do qual a Infraestruturas de Portugal e o IMT fazem parte, conta com organizações de pesquisa ativamente envolvidas em projetos 5G nacionais e da UE, operadoras de telecomunicações, fabricantes de telecomunicações e TI, concessionárias rodoviárias, autoridades públicas, indústrias de transporte, bem como autarquias e PME.

Os testes a realizar incidem no corredor transfronteiriço Espanha-Portugal que liga as cidades de Vigo e Porto. O corredor cobre toda a cadeia de valor, incluindo fabricantes de automóveis, empresas de telecomunicações, administrações públicas e instituições de pesquisa.  “O principal objetivo é estabelecer as bases para a implantação dos serviços e aplicações 5G CCAM e dar um forte impulso em ambos os países para o desenvolvimento de oportunidades em torno do 5G no setor de ITS”, referiu a IP.

 

FOTO: Municipio de Valença, redes sociais