Surf Clube de Viana é o primeiro do mundo a ter certificação de turismo de surf sustentável 

O Surf Clube de Viana (SCV) obteve a certificação de turismo de surf sustentável ao mais alto nível, tornando-se  na primeira instituição, a nível mundial, a receber o selo STOKE Melhores Práticas (STOKE Best Practice).

Gestão da sustentabilidade, gestão dos impactos sociais e económicos, gestão dos impactos do património cultural e gestão dos impactos ambientais foram os critérios que estiveram em avaliação “in loco” pela Sustainable Tourism & Outdoors Kit for Evaluation (STOKE).

“Desde que começámos há sete anos, ninguém atingiu o nível de Melhores Práticas em qualquer um dos nossos padrões. Mais recentemente, a avaliação dos impactos no surf passou a estar alinhada com as soluções climáticas do Projeto Drawdown e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Por isso tudo, a equipa do SCV surpreendeu-nos, quanto mais que a avaliação decorreu durante a pandemia Covid-19”, disse Carl Kish, CEO e Cofundador da STOKE.

“Não poderíamos estar mais orgulhosos de representar Viana do Castelo e Portugal como o primeiro operador de turismo de surf no mundo a receber a Certificação STOKE ao nível das Melhores Práticas. É mais um feito histórico para o Surf Clube de Viana nos seus 32 anos repletos de referências nacionais, europeias e mundiais”, refere João Zamith, presidente do clube vianense, acrescentando “o nosso trabalho foi premiado, mas trata-se de um processo de melhoria contínua em sustentabilidade, o que nos motiva para continuarmos a trabalhar e a fazer mais e melhor.”

 As certificações STOKE são o top mundial para eventos, organizações e destinos de surf & neve. Recorde-se que o 1st European Adaptive Surfing Championship, organizado pelo Surf Clube de Viana em 2019 e que se realizou em Viana do Castelo, foi o primeiro evento de surf da Europa a obter a certificação em sustentabilidade pela STOKE. A STOKE é o primeiro organismo de certificação de sustentabilidade do mundo com padrões construídos especificamente para viagens de aventura e indústrias de recreação ao ar livre. Desde 2013, a rede da STOKE estendeu-se por 11 países para que a comunidade ao ar livre possa encontrar #sustainablestoke onde quer que a busca pela aventura a leve.