A Terra vai tremer esta sexta-feira

0
275

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil vai promover o exercício público de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme” esta sexta-feira pelas 11h05. Este exercício procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Tem a duração de apenas um minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: baixar, proteger aguardar. 

“Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem. Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco”, frisa a ANPC.

Em Viana do Castelo, a Escola Superior Agrária vai associar-se a este exercício através do Curso Técnico e Superior Profissional em Riscos de Protecção Civil. “Os alunos deste curso vão realizar uma sessão de divulgação temática pelas diferentes salas de aula, junto de todas as turmas da escola para que no horário pré-definido todos possam realizar o exercício de uma forma informada e enquadrada”, explicou a ESA.