Rui Teixeira também sucede a Fernando Nogueira na AECT Rio Minho

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, assumiu as funções de diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho.

Em comunicado, o AECT Rio Minho adiantou que a instalação do conselho coordenador decorreu em Valença, onde o organismo tem a sua sede instalada. “Os autarcas dos 10 municípios que compõem a CIM Alto Minho consensualizaram a designação do edil cerveirense para diretor do AECT Rio Minho e o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, para vogal do conselho de coordenação”, especifica a nota. O cargo de diretor do AECT Rio Minho era até agora ocupado pelo anterior presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira.

Já no lado galego, os representantes da Deputação de Pontevedra mantêm-se inalterados e em exercício de funções desde setembro de 2019, designadamente o deputado da Cooperação Transfronteiriça, Uxío Benítez, na qualidade de vice-diretor, e o presidente da Câmara de Tui, Enrique Caballero Gonzalez, como vogal do conselho de coordenação”.

Citado no comunicado, o novo diretor do AECT Rio Minho, Rui Teixeira, destacou “a afirmação regional, nacional e europeia das eurocidades Cerveira-Tomiño, Valença-Tui e Monção-Salvaterra”, e realçou “a importância de consolidar a ação do AECT Rio Minho a toda a região estratégica do Alto Minho e Galiza, potenciando a sua posição e dando o exemplo a Portugal e Espanha, em prol da valorização do Rio Minho e da região”.

Os dois sócios principais do AECT Rio Minho são a CIM Alto Minho e a Deputação de Pontevedra, abrangendo mais de três mil quilómetros quadrados de território e 375.995 habitantes. A criação do AECT Rio Minho foi impulsionada pelas ações de Estratégia de Cooperação Inteligente Transfronteiriça no âmbito do projeto Smart Minho, cofinanciado pelo programa INTERREG VA POCTEP.