Finalista da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana venceu concurso internacional de bacalhau 

0
171

A aluna Sónia Vilas de Sá, de Vila Nova de Cerveira, finalista do Curso de Gestão e Produção de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, venceu a final nacional do concurso internacional do Bacalhau da Islândia.

O Bacalhau da Islândia em parceria com o Turismo de Portugal promoveu um concurso aberto à participação dos alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo do centro e norte de Portugal (Porto, Viana do Castelo, Coimbra e Caldas da Rainha).

“Através de iniciativas como esta, o Ministério do Turismo da Islândia visa dar novas oportunidades a futuros chefes cozinheiros das escolas do Turismo de Portugal, ao mesmo tempo que demonstra as características únicas e potencial culinário deste produto cada vez mais importante para a economia do país”, referiu a Escola de Hotelaria e Turismo.

Cada concorrente teve como desafio a criação e apresentação de uma receita com Bacalhau Salgado Seco da Islândia, tendo cada Escola apurado o seu representante que, por mérito próprio, participou numa final nacional.

Esta final teve lugar no passado dia 17 de novembro na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, na presença de um júri presidido pelo Chef Pedro Pena Bastos (do Restaurante Cura no Ritz Four Seasons). Os finalistas de cada Escola apresentaram o seu talento em propostas culinárias criativas, tendo sido apurado o vencedor – Sónia Vila de Sá, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. À vencedora e à sua formadora é oferecida uma viagem e estadia na Islândia, com a oportunidade de visitar as aldeias piscatórias que se dedicam à preparação do bacalhau.