Santoinho foi o palco de tributo natalício e emocionado a Roberto Leal (COM VÍDEO)

0
383

 

O Santoinho, em Darque, Viana do Castelo, foi o palco de um espectáculo de tributo a Roberto Leal, cantor português que se radicou no Brasil, onde era considerado um embaixador da cultura portuguesa.  Roberto Leal gravou o seu último videoclipe da música “Arrebenta a festa” no Santoinho com Quim Barreiros e o filho do cantor prestou-lhe assim mais uma homenagem com um espectáculo especial de natal e tributo transmitido através das redes sociais.

“Foi no Santoinho que as músicas de Roberto Leal foram dançadas com legitimidade pelo Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca do Lima. É um privilégio poder contar com eles nesta festa incrível”, afirmou o filho Rodrigo Leal. “O meu pai tinha uma verdadeira adoração pelo Santoinho que tem um ambiente mágico. Ele dizia que quando a música dele se encontrou com toda a vida do Santoinho foi algo único e ele saiu daqui muito emocionado quando gravou o seu último videoclipe. Este arraial minhoto faz parte de algo muito maior do que apenas onde se come e bebe, há um compromisso muito sério que vai fazer no próximo ano 50 anos”, frisou Rodrigo Leal.

Valdemar Cunha, administrador da Fundação Santoinho, considerou um “privilégio enorme” recordar Roberto Leal. “São momentos nostálgicos e muito fortes para o Santoinho que está fechado por causa da pandemia há dois anos, mas a alegria há-de voltar. E voltou para este espectáculo muito especial para recordar o momento em que Roberto Leal esteve cá a gravar o videoclipe”, admitiu o administrador, confidenciando que a gravação do vídeo para a música “Arrebenta a festa” durou até ao raiar do dia. “Estivemos aqui a noite toda até às 6h e o Roberto Leal, muito emocionado, esteve de vassoura a juntar as fitinhas da festa. Agarrou-se a mim e disse-me que nunca imaginou sentir neste espaço uma emoção tão forte, desta forma tão expressiva, e confidenciou-me que queria voltar aqui no próximo verão para assistir à autenticidade desta festa. Chorámos os dois e ele disse que queria transmitir no Brasil o que representava o nosso Minho”, contou Valdemar Cunha, mostrando a homenagem prestada pela Câmara do Rio de Janeiro à Fundação Santoinho, através da Casa do Minho do Rio de Janeiro, inspirada no exemplo do que Roberto Leal e mais artistas têm feito pela divulgação da cultura e tradições portuguesas.

O espetáculo de tributo contou com as Lavradeiras de Vila Franca, o filho de Rodrigo Leal e a sua banda a dançarem e cantarem as músicas de Roberto Leal no palco central do Santoinho onde já decorreram milhares de arraiais minhotos. Juntaram-se também os testemunhos de homenagem de várias personalidades portuguesas e brasileiras como Herman José, Rui Unas, Bruno Nogueira, Ana Maria Braga, Tony Carreira, Júlia Pinheiro, João Baião, António Sala e Fátima Lopes.

 

Veja o espetáculo de tributo: