Escuteiros e alunos de Monção fazem armadilhas para acabar com a vespa velutina

0
224

Os escuteiros de Monção entregaram ao presidente da Câmara as primeiras 50 armadilhas para a captura de vespa velutina no âmbito do projecto Eco-escolas desenvolvido pelos escuteiros e agrupamento de escolas de Monção. Os jovens deram início a esta actividade na sequência ao Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina 2022 que compreende, entre outras medidas preventivas e ativas, a disseminação pelo território concelhio de armadilhas artesanais para a captura desta espécie invasora. As armadilhas criadas pelos escuteiros e alunos de Monção serão posteriormente distribuídas pelas freguesias do concelho.

Na entrega simbólica das primeiras armadilhas, o autarca António Barbosa agradeceu o gesto dos jovens e acredita que este exemplo vai servir como incentivo à população. De acordo com a autarquia, no concelho de Monção, “até 30 de novembro de 2021, foram eliminados 751 ninhos”.

Feitas em garrafas e garrafões de água com dois gargalos nas laterais, onde será depositada uma solução açucarada com vinho branco, groselha e cerveja preta, as armadilhas serão entregues ao responsável local pela eliminação dos ninhos, o qual procederá, com o apoio das juntas de freguesia, à respetiva colocação. Esta ocorrerá, preferencialmente, junto aos ninhos eliminados, nos meses de fevereiro, março e abril, visando a captura das vespas rainhas que sobreviveram à hibernação, limitando-se, desta forma, a número de ninhos definitivos e a expansão da espécie.