Valença aprovou “orçamento de transição” com “reforço” dos apoios às freguesias

0
209

A Assembleia Municipal de Valença aprovou por maioria o Plano de Atividades e Orçamento para 2022, no valor de 19,9 milhões de euros. O valor representa um aumento de quase 5% (930 mil euros) relativamente a 2021. “Este é um orçamento de transição que assegura, por um lado o cumprimento de compromissos anteriormente assumidos e traz, por outro lado, alguns traços do projeto de transformação económica, social e cultural que o executivo pretende iniciar já em 2022, com o intuito de catapultar Valença para um patamar superior de afirmação, desenvolvimento e prosperidade”, afirmou o presidente da Câmara.

O documento contou com a abstenção dos dois vereadores do PSD e o voto favorável dos dois vereadores independentes. Manuel Lopes, um dos dois vereadores do PSD justificou a abstenção por considerar “não fazer sentido” votar contra o Plano e Orçamento para o próximo ano por ser “uma cópia” do de 2021, quando o PSD era poder. “Se o atual executivo [de maioria socialista] tivesse optado por não aumentar os impostos aos valencianos teríamos votado a favor. No nosso mandato, a Câmara devolvia 5% do IRS aos valencianos. Agora, a maioria socialista, reduziu em 50%, devolvendo apenas 2,5% do IRS. Como começaram a entrar já nos bolsos dos valencianos, optamos pela abstenção”, afirmou o ex-presidente da segunda cidade do Alto Minho.

Segundo a autarquia, o documento “é focado numa estratégia de desenvolvimento que garanta um futuro risonho para Valença e para os valencianos”. E acrescenta que o “traço distintivo centra-se no reforço da dotação das transferências para as freguesias, no valor de 340 mil euros, numa opção de valorização do papel das Juntas e de otimização da eficácia e da qualidade do seu trabalho de proximidade junto das populações”.

A autarquia refere que nas “funções sociais, são estimados valores próximos dos 6,3 milhões de euros, um reforço no valor de 600 mil euros, face a 2021”. E que a educação será “uma forte aposta na qual a autarquia prevê investir mais de 1,2 milhões de euros”.

Acrescenta ainda que as “funções económicas apresentam um montante de mais de 2,4 milhões de euros e a administração pública de mais de dois milhões de euros”.

O documento previsional para 2022 “assegura, por um lado, a conclusão de investimentos com financiamento comunitário garantido do Portugal 2020 e contempla, por outro, novos projetos e iniciativas que alavancarão o progresso de Valença”, frisou a autarquia, adiantando que tem “rubricas para o lançamento de novos projetos a ser submetidos a candidaturas do Programa de Recuperação e Resiliência ou do Portugal 2030, tais como a ExpoValença – Centro de Exposições e Congressos, o parque verde da cidade, o cineteatro ou o alargamento do parque habitacional, ao abrigo do 1º Direito”.

A “melhoria das condições do centro de saúde, o alargamento das especialidades médicas, a instalação da residência académica, a avaliação jurídica da eventual reversão da parceria com a empresa Águas do Alto Minho (ADAM), a elaboração de uma agenda cultural de maior qualidade e regularidade, e políticas direcionadas para a juventude, como o Orçamento Participativo Jovem, são prioridades claras para 2022”, informou.