Monção poliu a sua “jóia da coroa” em Lara

0
207

O Dia da Freguesia em Lara, no concelho de Monção, foi assinalado com a inauguração dos passadiços da Cascata do Fojo. Com uma extensão de 350 metros, os passadiços percorrem este lugar emblemático da freguesia e são compostos por rampas, plataformas e escadas, na sua maioria em madeira de pinho tratado para causar o menor impacto visual possível e preservar os elementos naturais e construídos visíveis ao longo do percurso. Neste local, a água cai em cascata entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas e é possível apreciar alguns moinhos seculares que, em outros tempos, simbolizavam uma das vivências da comunidade local: a moagem do trigo.

O presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, relevou o impacto positivo deste investimento no alargamento da oferta turística do concelho, permitindo o acesso facilitado a uma “jóia da coroa” monçanense que, adiantou, “tem um grande potencial para cativar e fidelizar visitantes”.

Para o presidente da Junta da Freguesia de Lara, Carlos Vieites, a freguesia viveu um dia memorável. “Celebramos o dia da freguesia com a abertura ao público de um investimento que orgulha todos os habitantes de Lara e que contribuirá para a promoção da nossa terra. Um forte agradecimento à Câmara Municipal e a todos os proprietários que, a titulo gratuito, cederam os seus terrenos”, afirmou o autarca.