Assembleia Intermunicipal do Alto Minho aprovou orçamento e elegeu Alberto Vilas como presidente 

0
195

A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho aprovou, por unanimidade, o Quadro Plurianual de Programação Orçamental (de 2022 a 2026) e os Documentos Previsionais 2022. Em termos globais, o orçamento para o ano de 2022 prevê um volume global de receita e despesas de 8.410.349,91 euros, o que representa um aumento de 17 % em relação ao ano anterior. “Este aumento do orçamento reflete, por um lado, a transição por reprogramações de projetos com cofinanciamento comunitário aprovados no âmbito do Portugal 2020 e dos Programas de Cooperação Territorial, bem como, da natural necessidade formal de inscrever no Plano e Orçamento as dotações financeiras, relativas à programação para 2022, dos projetos com cofinanciamento comunitário em reprogramação, aprovados, candidatados a financiamento ou em formulação. A inscrição de projetos reflete ainda a estratégia desenhada no âmbito ciclo de programação do PT2030 alinhados os principais objetivos da estratégia de desenvolvimento territorial Alto Minho 2030”, explicou a CIM Alto Minho, em comunicado.

Nesta primeira sessão da Assembleia Intermunicipal do Alto Minho foi eleito Alberto Vilas, da Assembleia Municipal de Valença, como novo presidente da Mesa desta estrutura que agrega representantes dos 10 concelhos do distrito de Viana. O novo presidente da Assembleia Intermunicipal terá Margarida Vasconcelos, da Assembleia Municipal de Ponte da Barca, como vice-presidente, e Abel Nunes Lopes, da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, como secretário.

Quanto à eleição do Secretariado Executivo Intermunicipal, a proposta apresentada à Assembleia Intermunicipal de eleição de Bruno Caldas foi aprovada, por unanimidade, pelos 10 presidentes dos municípios que compõem o Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, em reunião do Conselho Intermunicipal desta CIM realizada no passado dia 26 de outubro de 2021.

Pelo que, o atual primeiro secretário, Bruno Miguel Fernandes Caldas, foi reeleito para o cargo pela assembleia intermunicipal por sufrágio secreto com 36 votos a favor o que face à composição da assembleia no ato foi uma eleição por unanimidade dos membros presentes.