Teatro do Noroeste com programação especial no Dia Mundial do Teatro

0
209

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana preparou uma programação especial para assinalar o Dia Mundial do Teatro que se comemora no dia 27 de março. 

Às 15h00, a companhia residente do teatro vianense sobe o pano da sala principal para um ensaio aberto do espetáculo “A Noite”, de José Saramago, com encenação de Ricardo Simões. A 150ª criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana é a próxima grande produção, com um elenco de 12 atores, inserida no ciclo 30 anos de Futuro. “A Noite” tem estreia agendada para dia 7 de abril. 

As celebrações do Dia Mundial do Teatro estendem-se à sala experimental do teatro centenário com a apresentação de Looping, de Pedro Galiza com encenação de Maria Luís Cardoso, uma co-produção com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, às 16h00.

Todos os eventos são de entrada gratuita mediante levantamento de bilhete duas horas antes do espetáculo.

A mensagem do Dia Mundial do Teatro, que foi traduzida pelo director artístico da companhia, vai ser divulgada num video difundido pelas redes sociais às 10h. Esta é a quarta vez que o Teatro do Noroeste assina a tradução para português desta mensagem. Promovida pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), a Mensagem de 2022 é da autoria de Peter Sellars, diretor de ópera, teatro e festivais artísticos, natural dos Estados Unidos da América e que exorta os artistas a fazerem uma reflexão sobre a necessidade de reconexão humana que a assembleia do teatro proprociona. Além da tradução da 60ª Mensagem do Dia Mundial do Teatro, Ricardo Simões assina ainda a tradução da nota biográfica do autor.