Novo mercado municipal vai ser “uma janela aberta” para o Rio Minho e coração de Caminha

0
197

As obras de construção do novo Mercado Municipal de Caminha entraram na sua fase final e a autarquia sublinha que o novo equipamento será uma “janela aberta” para o Rio Minho e para o coração da vila, sendo apenas separado da paisagem por grandes superfícies envidraçadas. Recentemente o executivo visitou as obras e apontou a entrada em funcionamento do novo mercado para este verão. 

Há cerca de um ano deu-se inicio a esta empreitada, que corresponde a um investimento de cerca de 600 mil euros, com a demolição do velho edifício e a retirada de todo o fibrocimento que, de acordo com o presidente da Câmara, foi detectado em maior quantidade do que inicialmente esperado. A obra tem financiamento comunitário, através do NORTE 2020 e dos Planos de Ação de Regeneração Urbana – PARU. 

Para assegurar o trabalho dos vendedores, a Câmara Municipal preparou contentores especiais assim como todas as infraestruturas que permitiram começar a trabalhar nas melhores condições possíveis, provisoriamente, ao lado do futuro novo mercado, com vista para as obras da nova “casa”.

O projeto do Mercado Municipal de Caminha é da autoria dos arquitetos Rui Rosado Correia e Tiago Sousa. “Esta nova estrutura conta com quatro lojas viradas a sul, 12 bancas para venda de peixe, fruta e legumes, zonas de cargas e descargas, armazéns de frio, viveiro e outras valências. Exteriormente o novo equipamento é composto por uma série de colunatas que permitem a transparência do mercado e ao mesmo tempo proteger do sol as pessoas que trabalham no mercado.  Máquina de gelo, viveiro, câmaras frigoríficas, cortinas de vento, novas bancadas e novos expositores também fazem parte do projeto”, informou a autarquia.