“Museu Rural de Taião é o guardião da identidade, das tradições e dos costumes dos taionenses”

0
221

O Museu Rural de Taião, no concelho de Valença, foi inaugurado e os visitantes já podem apreciar os trajes da taionesa, a casa taionesa, os campos de Taião e as explorações mineiras do volfrâmio neste renovado espaço museológico que pretende ser a sala de apresentação desta aldeia serrana, das suas artes e tradições e manifestações culturais.

O Museu Rural de Taião está instalado no edifício da antiga residência paroquial desde 1996 e esta foi a primeira grande intervenção de fundo desde a sua criação.

O Museu reabriu após intervenções de fundo no edifício e no espólio da exposição permanente, numa cerimónia que contou com a presença, entre outros, dos representantes autárquicos da Câmara e Junta e alunos do 1º ciclo da Escola de Gandra.

“Hoje é um dia histórico para Taião, com a inauguração deste espaço museológico requalificado, que integra, com a dignidade merecida, um vasto espólio etnográfico, onde pontificam utensílios e ferramentas agrícolas e os trajes de Taião, símbolos de excelência da identidade desta aldeia serrana”, afirmou José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença. “O Museu Rural de Taião tem condições dignas, sendo o guardião da identidade, das tradições e dos costumes das gentes taionenses. Um orgulho para Taião e para o concelho de Valença”, reforçou.

Ao longo dos últimos meses técnicos municipais procederam à inventariação, catalogação e preservação de um vasto espólio constituído por cerca de 500 peças doadas, na generalidade, por habitantes da freguesia ao longo dos tempos.

No espaço dedicado ao ‘Traje da Taionesa’ conserva-se o emblemático traje e o espólio do extinto Rancho Folclórico de Taião, um verdadeiro ex-libris deste museu e da freguesia pela originalidade destes trajes. Na ‘Casa Taionesa’ é recriada a vida, vivências e hábitos singulares de uma casa típica de Taião, com os seus vários utensílios de uso doméstico. No espaço ‘Campo’ é recriada a memória visual, física e etnográfica das práticas agrícolas e do pastoreio tão singulares nesta aldeia serrana. O local dedicado ao Volfrâmio retrata a história e as memórias da antiga exploração mineira, no topo da serra do Mineral. O piso inferior ficará dedicado à reserva de espólio de apoio aos espaços museológicos.

A intervenção de requalificação do edifício, reorganização e apetrechamento do espaço museológico esteve a cargo da Câmara Municipal de Valença e implicou um investimento de, aproximadamente, 100.000 euros. A obra foi financiada pelo programa PDR 2020, através da ADRIMINHO e intitulou-se “Valorização do Património Rural da Aldeia de Taião, recuperação museológica dos usos e costumes e capitalização do valor histórico”.